Gatil British Barbato Raça British Shorthair
Gatil Brasileiro

Cel: 11 94084.8300
Nextel: 55*30*17363

/gatilbritishbarbato
@gatilbritishbarbato
mbarbato@britishbarbato.com.br
marco.antonio.barbato

BRITISH SHORTHAIR

O British Shorthair, ou Pelo Curto Inglês, é provavelmente a mais antiga raça de gato de toda a Inglaterra, e como não podia ser diferente, é considerada uma das mais belas e mais procuradas raças em todo o mundo. É uma raça de chama a atenção de todos, seja pelo seu porte físico, por seu olhar penetrante ou por sua belíssima e característica pelagem.

História da raça British Shorthair

British Shorthair Assim como tantas outras raças, a origem dos ancestrais do gato British Shorthair moderno é incerta. Essa raça é conhecida como uma das mais antigas do mundo, e certamente a mais antiga de toda a Inglaterra. Levados à Iglaterra pelos Romanos, os gatos domésticos descendentes de gatos selvagens africanos são considerados os ancestrais diretos do British Shorthair. Ainda nessa época os gatos era utilizados para ajudar no controle da população de roedores, e quando levados à ilha britânica, passaram por um processo de aprimoramento através de uma criação seletiva.

A nova raça passou a ser considerada como tipicamente inglesa já ao final do século 19, quando os primeiros exempalres foram exibidos em exposições felinas. Devido a típica tonalidade cinza-azulada da pelagem, esses gatos eram conhecidos como British Blue, ou Azul Inglês e passou a ser apreciado pela nobreza. Com o passar do tempo, o British Shorhair obteve incrível notoriedade na Inglaterra e tornou-se a grande sensação das competições de beleza.

Pouco mais tarde, já no início do século 20, o British shortahir era considerado um típico gato doméstico por toda a Inglaterra, mas mesmo com toda a popularidade adquirida na virada do século, a criação da raça, assim como a de tantas outras, sofreu terrivelmente durante as duas grandes guerras. Hoje em dia, a raça British Shorthair é considerada rara fora da inglaterra, incluindo países como o Brasil e Estados Unidos.

Descrição e aparência da raça British Shorthair British ShorthairO British Shorthair é um gato elegante, compacto, bem balanceado. Prefere estar no chão, e não tem entre suas especialidades a velocidade, ou a agilidade.

Esta raça de gato tem um corpo curto e sólido, com pescoço curto. A cabeça do gato British Shorthair é arredondada, com bom espaço entre as orelhas. Tem a aparência geral arredondada, tanto na cabeça, cara e bochechas. Os olhos também são redondos, grandes, expressivos e bem separados entre si. O nariz é curto e bem definido, sendo que alguns exemplares podem apresentar o focinho mais curto do que outros, o que pode variar de acordo com a linhagem.

O British Shorthair é uma raça de desenvolvimento lento. As fêmeas devem ser menos robustas que os machos em todos os aspectos e podemos considerar que esta raça apresenta um tamanho de médio para grande.

Esses gatos tem um tamanho de de médio para grande, bem balanceado, de os olhos são grandes, redondos, expressivos e bem abertos., apresentando uma pelagem curta, muito densa, rente ao corpo, e firme ao toque. Como são gatos de um bom tamanho, são considerados animais de chão, não costumam escalar nem subir em locais muito altos.

British ShorthairApesar do azul ou cinza azulado ser a cor mais conhecida e, talvez mais característica desta raça, há diversas variedades de cores e padrões para a pelagem do British Shorthair. Podemos citar as cores sólidas como creme, vermelho, preto, chocolate e lilás. Há ainda diversas outras variedades, entre ela os tigrados de coloração marrom, azul e vermelho, além dos bicolores, colourpoint e tortoiseshell. O pelo desses belíssimos gatos são firmes e resistentes, dando a impressão de textura de veludo quando acariciado no sentido contrário do pelo.

A pelagem é considerada dense, curta e macia, com a presença de subpelo. Devido a essas características da pelagem, o British Shorthair é sempre lembrado por parecer um verdadeiro bichinho de pelúcia. Apesar de densa, a pelagem é curta e de fácil trato. A escovação regular é, em geral, suficiente para retirar os pelos soltos e deixá-lo sempre macio e bonito. Na época de muda, a escovação poderá ser feita até diariamente, evitando que o gato ingira muitos pelos ao se limpar.